quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crianças Acompanham a Peça "Os Brinquedos da Bebel" no Teatro de Arena


 O Teatro Elis Regina recebeu nesta quinta-feira (13) a peça “Os Brinquedos da Bebel”, da Companhia “Cia Vip Cultural”. Direcionada aos alunos das quartas séries da Rede Municipal de Ensino, a peça traz a história de uma menina que aprende a importância de valorizar os seus brinquedos, além de trazer, de forma lúdica e interativa, lições de cidadania, amizade e solidariedade.

O espetáculo faz parte do projeto de educação no trânsito "Estrada para a Cidadania", da Concessionária CCR Autoban, o qual recebeu, no ano de 2010, o prêmio internacional IBTTA Awards, na categoria Responsabilidade Social.

Sobre a peça:

Bebel é uma garotinha muito esperta e inteligente, mas tem mania de estragar seus brinquedos.

No dia das crianças, sua madrinha, por não ter dinheiro para presenteá-la, dá-lhe sua boneca de estimação. Num gesto de ingratidão ao abrir a caixa pega a boneca e joga-a dentro da caixa da bagunça e vai dormir chateada com a situação. Na caixa, a boneca e um ursinho quebrado ganham vida. Depois de conversar muito sobre as travessuras da Bebel, o urso Pimpão resolve fugir de casa para procurar uma família que realmente o ame do jeito que ele é. A Boneca Clestrofilda, também muito triste pela rejeição, convence o Pimpão a não fugir de casa e ajudá-la a ensinar para Bebel a importância dos cuidados com os brinquedos, pois cada presente ganhado veio de um trabalho árduo de horas e horas dos adultos.

Com ajuda das crianças e num passe de mágica os brinquedos entram no sonho da Bebel, e lá tentam fazê-la entender a importância de cada brinquedo recebido. A boneca da sua madrinha, por ser mais velha, aproveita a ocasião e a ensina a brincar das brincadeiras do "tempo da vovó", brincadeiras que não precisam gastar dinheiro como pular corda, corre-cotia e esconde-esconde, entre outras. A farra fica tão animada que resolvem, entre eles, fazerem um campeonato de confecção de brinquedos feitos de materiais reaproveitáveis. Após brincar muito, Bebel adormece. Ao ver Bebel dormindo, sem ter falado nada do que achou, Pimpão fica desolado, achando que Bebel não entendeu a mensagem.

Numa nova tentativa usam a bolinha da verdade, uma bola que pisca quando as crianças falam a verdade. Depois de usar nas crianças e adultos da platéia eles resolvem usar em Bebel, prometendo, entre eles que, se Bebel falasse a verdade, eles ficariam, se ela falar mentira eles iriam embora. Mais uma vez Bebel os maltrata.


Pimpão desolado arruma suas coisas e vai embora, mas a bonequinha junto com as crianças impedem e resolvem definitivamente ensinar Bebel a cuidar do que é seu. As crianças ajudam as personagens a se esconderem na platéia.


Quando Bebel chega para procurá-los, não os encontra e, chorando, sai à procura deles. Os brinquedos compreendem o arrependimento de Bebel e encerram com uma mensagem de carinho e respeito.


A encenação é recheada de músicas e coreografias que reforçam o clima de magia.


Toda a história é conduzida de forma dinâmica e interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário